Sisu e Enem 2022: Você conhece a relação existente entre o Sisu e Enem?
Acompanhe abaixo informações sobre a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, e veja como utilizar o desempenho obtido para concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada – Sisu.
O que você verá:
A relação entre Enem e Sisu
O Enem, criado ainda no fim dos anos 90 com o objetivo principal de avaliar a qualidade do ensino médio da rede pública, atualmente tem um papel muito mais importante para os estudantes.
Além de cumprir com o mesmo papel de avaliar a educação proposto na sua criação, o exame também é porta de entrada para as melhores instituições do país, sejam públicas ou privadas.
O acesso se dá através dos programas do Governo Federal. Os principais são o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
No Prouni as notas do Enem são utilizadas desde sua criação, em 2005, e as bolsas são integrais e parciais de 50%, para instituições particulares de ensino superior.
Já no Sisu, criado em 2010, as vagas são para as Universidades e Institutos Federais e Estaduais de todo o país.
Inscrições Sisu e Enem 2022
Participar do Enem e obter nota diferente de zero na redação é um dos requisitos para alcançar uma vaga do Sisu. Portanto, muita atenção às inscrições do exame, que devem estar disponíveis entre a metade de maio e o início de junho.
Será cobrada uma taxa de inscrição, mas estudantes que em 2022 concluirão o ensino médio em escola da rede pública são automaticamente isentos.
Será possível também solicitar isenção através da declaração de carência do Enem 2022.
Provas, Gabaritos e Resultado Enem 2022
As provas do Enem serão aplicadas provavelmente em novembro. Entretanto, os gabaritos só serão divulgados em até três dias depois das aplicações. Por fim, os resultados disponibilizados somente em dezembro ou no início de janeiro, quando enfim se inicia o processo de seleção dos candidatos para o Sisu, através dos desempenhos obtidos pelos mesmos no Enem.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente na página https://sisu.mec.gov.br, utilizando senha e número de inscrição que foram cadastrados no exame.
Será realizada apenas uma chamada pelo sistema e os candidatos selecionados devem entrar em contato com as instituições participantes para formalização de matrícula.
Após a primeira chamada será realizada a inscrição para a Lista de Espera e assim os candidatos não selecionados deverão acessar novamente o site do sistema para manifestar interesse em participar.
A partir da segunda chamada as convocações serão de responsabilidade das instituições e os candidatos devem acompanhar diretamente com as mesmas.