Cronograma Enem 2022: datas de inscrições e provas

Cronograma Enem 2022: Já nos aproximamos das datas de divulgação do Edital do Enem 2022.

É o edital do exame que traz todas as suas regras e também informações sobre cronograma oficial, bem como o período em que as inscrições estarão abertas e as datas da realização das provas. Confira abaixo o Cronograma Enem 2022:

Inscrições do Enem

Cronograma Enem 2022 datas de inscrições e provas

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, juntamente com o MEC – Ministério da Educação, estão preparando o edital e tudo indica que este será divulgado em maio.

Os estudantes interessados poderão fazer inscrição no Enem 2022 provavelmente entre o final do mês de maio até a metade de junho, como aconteceu nas últimas edições.

As provas do Enem devem ser aplicadas no mês de novembro, considerando que 2022 é um ano de eleições nacionais.

Provas e Cronograma Enem 2022

Cronograma Enem 2022

Desde 2009, com a criação do Novo Enem, a prova passou a ser aplicada em dois dias, devido à sua nova estrutura, com maior quantidade de questões.

Assim, 90 questões de múltipla escolha devem ser resolvidas no primeiro domingo de aplicação e as outras 90 são aplicadas no segundo domingo.

Primeiro Domingo

Nesta data serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Além disso, será aplicada a Redação.

Segundo Domingo

Por outro lado, no Segundo dia de provas são aplicadas 90 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e de Matemática.

Tempo de prova

No primeiro dia as provas têm duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia a duração é de 5 horas.

Em ambos os dias os portões serão fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. A aplicação das provas começará às 13h30.

Gabaritos e Resultado Enem 2022

De acordo com o Cronograma Enem 2022 os gabaritos oficiais serão divulgados pelo MEC em até três dias após a realização das provas.

Dessa forma, até a quarta-feira após a aplicação do exame poderão conferir quantas questões acertaram. Isto, porém, não é certeza da nota final de cada estudante, pois no Enem é utilizada a TRI – Teoria de Resposta ao Item. Nesta teoria não é considerada apenas a porcentagem de acertos, mas sim a dificuldade das questões da prova. Desta forma é atribuído um peso se baseando na quantidade de estudantes que acertaram e erraram cada uma das 180 questões.

O resultado deverá ser divulgado somente em dezembro ou janeiro. Tanto os gabaritos quanto o resultado são divulgados no site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/.