Em breve estarão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2022. Abaixo os estudantes que participarão do exame poderão obter informações sobre taxa de inscrição, inclusive como pagar o boleto Enem 2022.
As inscrições Enem 2022 ainda não têm uma data oficial divulgada pelo MEC – Ministério da Educação. Contudo, antes mesmo da divulgação oficial os estudantes já buscam por informações, com o intuito de ficarem cada vez mais preparados para as provas, que são aplicadas no último trimestre do ano, provavelmente em novembro.
A importância do Enem 2022
O Enem é de extrema importância para os estudantes que almejam ingressar no ensino superior do país. Isso porque atualmente praticamente todas as vagas de Institutos e Universidades Públicas do país, Estaduais e Federais, oferecem suas vagas através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, que por sua vez seleciona os estudantes com base no desempenho obtido pelos mesmos no exame.
Além disso, o Enem é utilizado para ingresso também em instituições particulares de ensino superior, com bolsas de 50% e 100%, através do Prouni – Programa Universidade Para Todos.
Dada a importância do exame, é imprescindível estar atento a cada fase, a cada etapa do Enem, para não deixar escapar a realização de um sonho de estudar nas melhores instituições do país.
Justamente no ato da inscrição o estudante deve redobrar sua atenção ao informar seus dados e fazer as suas escolhas para o exame, principalmente em relação à isenção, taxa de inscrição e boleto Enem 2022.
Isenção, Taxa de Inscrição e Boleto Enem 2022
Como aconteceu na última edição, a taxa de inscrição do Enem 2022 deverá ser de R$ 82,00.
Os candidatos devem gerar e pagar o boleto do Enem 2022 nos últimos passos da inscrição. Entretanto, caso o estudante não tenha condições de pagar este valor, há a opção de declarar carência e assim solicitar a isenção do pagamento. Aliás, é importante lembrar que o prazo para esta solicitação ocorre antes do período de inscrições.
Ao solicitar a isenção no Enem 2022 o pedido será analisado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Posteriormente, será deferido ou indeferido, sendo levados em conta os próprios dados disponibilizados pelo estudante ao sistema.
Após efetuar a solicitação de isenção, faça o acompanhamento e confira se a solicitação foi deferida ou indeferida:
- Se for deferida está tudo certo.
- Por outro lado, se for indeferida, o estudante deve gerar, imprimir e pagar o boleto Enem 2022 até a data de vencimento estabelecida no edital.
O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária e até mesmo em Caixas Lotéricas e também nos Correios.
Os estudantes que não efetuarem o pagamento até a data de vencimento não terão suas inscrições homologadas e não poderão participar das provas.