Sisu

Como Funciona o Prouni 2022? Conheça as regras

Neste artigo os estudantes poderão entender como funciona o Prouni 2022, obtendo informações sobre datas, requisitos, inscrições e matrícula.

A criação e a função do Prouni

O Prouni – Programa Universidade Para Todos, criado em 2004 pelo Governo Federal, tem o intuito de democratizar o acesso ao ensino de nível superior do país, através da concessão de bolsas integrais e parciais de 50% em instituições particulares de ensino superior.

Para poder concorrer a uma das milhares de bolsas disponíveis os candidatos devem obedecer a uma série de requisitos estabelecidos pelo edital do programa, relacionados à renda familiar, histórico escolar e a participação no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio (Conheça os Requisitos do Prouni 2022).

O estudante, além de participar das provas do Enem 2021, deve obter nota diferente de zero na redação e nota média de 450 pontos no exame. Para calcular a nota média basta somar todas as notas alcançadas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o resultado da soma por cinco.

Além dos requisitos citados acima, o estudante não pode possuir diploma de nível superior e precisa ainda ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, desde que comprove a condição de bolsista integral da respectiva instituição.

Como Funciona o Prouni 2022?

Todo ano são realizadas duas edições do Prouni, uma para cada semestre do ano. A primeira delas acontece em janeiro e a segunda a partir de junho. As datas exatas serão divulgadas poucas semanas antes e somente assim os estudantes poderão saber quando começam as inscrições do Prouni 2022.

Os estudantes deverão acessar o site oficial do programa durante o período de inscrições especificado no edital e informar número de inscrição e senha do Enem. Em caso de perda estes dados podem ser recuperados no site do exame. Os dados e as notas obtidas no Enem são recuperados automaticamente pelo sistema do Prouni.

Cada estudante pode escolher até duas opções de curso, podendo inclusive alterar as opções até o último dia de inscrições, sendo consideradas válidas as últimas opções salvas.

Após o término das inscrições é realizada a primeira chamada e os estudantes pré-selecionados têm um prazo para efetivação de matrícula nas instituições participantes, mediante apresentação dos documentos exigidos.

Após o prazo para matrícula da primeira chamada é realizada a segunda chamada e é aberto um novo prazo para efetivação da matrícula.

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda participar da Lista de Espera, que é divulgada e utilizada pelas instituições para a convocação de candidatos para vagas ainda não ocupadas.

Em breve traremos mais novidades sobre o Prouni 2022!