Os estudantes que participarão da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2021, poderão conferir abaixo informações sobre o exame e sua relação com o Prouni – Programa Universidade Para Todos, além das regras e datas do Prouni 2022.
O que você verá:
As provas do Enem são de fundamental importância aos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior do país. Isso porque atualmente grande parte das vagas é distribuída através dos programas do Governo Federal, que por sua vez utilizam o desempenho obtido pelos candidatos no exame, substituindo os tradicionais vestibulares das instituições.
Entre os principais programas do Governo Federal está o Prouni, que foi criado e realizado pela primeira vez em 2005, visando democratizar o acesso ao ensino superior, através da concessão de bolsas a estudantes de baixa renda.
Atualmente o Prouni distribui por ano cerca de 250 mil bolsas parciais de 50% e integrais a estudantes de todo o país.
Antes mesmo da divulgação do edital do programa muitos estudantes já buscam por informações e novidades, principalmente a respeito das datas do Prouni 2022.
A realização da edição do primeiro semestre do Prouni tem início em janeiro, logo após a divulgação dos resultados individuais do Enem 2021.
Os estudantes terão, na segunda metade de janeiro, cerca de quatro dias para acessar o site oficial do programa e efetuar a inscrição (Veja como se inscrever).
Logo após do término do prazo de inscrições é divulgada a primeira chamada. Neste momento, os estudantes pré-selecionados têm um prazo de cerca de dez dias no início de fevereiro para comprovar as informações prestadas, mediante apresentação dos documentos, e efetivar a matrícula.
Entre a metade e o final de fevereiro é realizada ainda a segunda chamada, que convoca os candidatos para as vagas não preenchidas na primeira chamada.
Os aprovados nesta chamada também terão que efetivar a matrícula imediatamente após a convocação.
Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas regulares previstas nas datas do Prouni 2022 terá ainda a oportunidade de participar da Lista Espera, a partir do início do mês de março.
Esta lista é disponibilizada às instituições para que as próprias realizem chamadas para o preenchimento de vagas que surgirem em seus cursos.