Veja como pedir isenção e declarar carência no Enem 2022: O MEC – Ministério da Educação se prepara para divulgar o edital do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2022.
Abaixo, os estudantes que pretendem participar do exame poderão obter dicas e informações importantes, inclusive sobre inscrições e como declarar carência, obtendo a isenção da taxa do Enem.
O que você verá:
O Enem é sem dúvidas a principal porta de entrada para o ensino superior do país. Isso porque é através do desempenho obtido no exame que os estudantes podem ser selecionados para as vagas dos principais programas do Governo Federal, como:
Estes dois programas juntos normalmente disponibilizam, somente no primeiro semestre, mais de 400 mil vagas em instituições de todas as partes do país.
Enquanto o Sisu seleciona os estudantes para as vagas em instituições públicas o Prouni distribui bolsas parciais de 50% e integrais em instituições particulares.
De acordo com as prováveis datas do Enem 2022, as inscrições estarão disponíveis em maio, exclusivamente no site oficial do exame (https://enem.inep.gov.br).
Assim como aconteceu eu todas as últimas edições, em 2022 será cobrada uma taxa de inscrição, de R$ 82,00. Contudo, é possível obter isenção deste pagamento.
Alguns estudantes podem ser isentos do pagamento e para isso devem declarar carência no Enem 2022. Todos os pedidos são analisados pelo INEP e os candidatos devem verificar se a solicitação foi aceita ou recusada através do acompanhamento na Página do Participante.
Quem não se encaixa em nenhuma das regras para isenção da taxa deve imprimir e pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União) até a data de vencimento estabelecida pelo edital (normalmente uma semana após o término das inscrições).
Lembrando que TODOS os estudantes devem realizar inscrição do Enem 2022 posteriormente, quando estas estiverem disponíveis, independente de terem obtido isenção ou não.
Obs.: Os períodos de pedido de isenção Enem 2022 e de inscrição são diferentes.
Quem tiver sua solicitação deferida não precisa pagar a taxa. Mas, em caso de indeferimento, o candidato deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento.