Documentos Prouni 2022 – Matrícula, Cotas e Renda

Aproxima-se a data de realização de mais uma edição do Programa Universidade Para Todos, o Prouni 2022.

Os estudantes que pretendem concorrer às bolsas oferecidas pelo programa poderão obter abaixo informações a respeito das principais regras e documentos Prouni 2022, além de datas de inscrições e chamadas.

Resultado e Chamadas do Prouni 2022

O Prouni terá sua próxima edição realizada já no início do ano, entre a segunda metade do mês de janeiro. Para esta edição, espera-se que a quantidade de vagas supere as marcas alcançadas nas últimas edições.

Para poder concorrer a tantas oportunidades os candidatos devem ter bastante atenção em determinados pontos: o primeiro deles está relacionado aos Requisitos do Prouni 2022, que são as condições mínimas que devem ser obedecidas pelos estudantes.

Entre os requisitos estabelecidos pelo edital do programa está a participação na última edição realizada do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo assim, quem planeja concorrer a uma das bolsas do Prouni 2022 deverá primeiramente participar das provas do Enem 2021 e obter nota média não inferior a 450 pontos e nota diferente de zero na redação do exame.

Após a divulgação dos resultados do exame, em janeiro, os MEC – Ministério da Educação enfim divulgará do Edital do Prouni, que, além de definir todas as datas e prazos para o programa, informará também quais são os Documentos Prouni 2022.

Documentos Prouni 2022 exigidos para matrícula

Os estudantes que são pré-selecionados dentro do número estabelecido de vagas devem, dentro do prazo estipulado pelo cronograma, apresentar às instituições para as quais se inscreveram os documentos que comprovam suas condições de bolsista, que conferem direito à bolsa.

Fazem parte desta lista não somente os documentos pessoais do candidato, mas também de todos os membros do grupo familiar.

Vejam abaixo quais são os principais Documentos Prouni 2022:

  1. Documentos de Identificação (do candidato e dos membros do grupo familiar):
  • Carteira de Identidade, fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação.
  • Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade.
  • Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes.
  • Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  1. Comprovantes de Residência:
  • Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo ou móvel, fatura de cartão de crédito (em nome do bolsista ou de membro do grupo familiar).
  • Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de do comprovante em nome do proprietário do imóvel.
  • Declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhado de do comprovante em nome do proprietário do imóvel.
  1. Comprovantes de Renda (do bolsista ou de membro do grupo familiar):
  • Três últimos contracheques, no caso de renda fixa, ou seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra.
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • CTPS registrada e atualizada.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
  1. Comprovantes de Conclusão do Ensino Médio:
  • Comprovantes dos períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em escola pública, quando for o caso.
  • Comprovante de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em instituição privada, emitido pela respectiva instituição, quando for o caso.