Edital Prouni 2022: Se aproxima a data de realização de mais uma edição do Programa Universidade Para Todos – Prouni 2022.
Aqui, os estudantes conferem todas as informações e novidades do programa, inclusive a data de divulgação e a importância do Edital Prouni 2022, além de informações sobre inscrições, bolsas, chamadas e matrícula.
O que você verá:
Muito em breve o MEC – Ministério da Educação divulgará o Edital Prouni 2022, que trará todas as regras do programa.
Contudo, não são esperadas mudanças nestas regras, sendo mantidas as mesmas estabelecidas em edições anteriores.
Para poder participar do Prouni 2022 é preciso se enquadrar em uma série de requisitos, entre eles participar da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem realizado.
Os outros requisitos estão relacionados à renda familiar e ao histórico escolar do candidato.
De acordo com o Edital do programa, só podem concorrer às bolsas parciais de 50% e integrais os candidatos que não possuam diploma de nível superior e que se encaixem em uma das situações abaixo:
– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
– Estudantes com deficiência;
– Professores da rede pública de ensino (Concorrem apenas para cursos de licenciatura e nesse caso não é necessário comprovar renda).
Além de obedecer a uma das situações acima é preciso obter nota média de pelo menos 450 pontos no Enem 2021 e nota maior que zero na redação. Também é preciso ter renda familiar:
O Edital Prouni 2022 irá estabelecer as datas do programa, como o prazo de inscrição, chamadas, matrícula e lista de espera.
As inscrições estarão disponíveis em janeiro, após a divulgação dos resultados do Enem 2021, e poderão ser efetuadas somente através do site http://siteprouni.mec.gov.br.
Após o período de inscrições serão realizadas duas chamadas. Os candidatos pré-selecionados terão um prazo para efetuarem a matrícula nas instituições.
Quem não for convocado poderá ainda se inscrever na lista de espera, que será disponibilizada às instituições para que as próprias realizem convocações para vagas não ocupadas.