Os estudantes que pretendem participar da próxima edição do Sistema de Seleção Unificada poderão conferir abaixo informações importantes sobre o programa, inclusive sobre datas, inscrições, regras e Edital Sisu 2022.
O que você verá:
O Sisu chega a mais uma edição, após obter sucesso e adesão de cada vez mais instituições nos últimos anos.
Realizado pela primeira vez em 2010, o Sisu utiliza a nota obtida pelos candidatos no último Enem – Exame Nacional do Ensino Médio realizado. Portanto, para poder concorrer às vagas disponíveis no Sisu 2022 será necessário participar do Enem 2021, que terá suas provas aplicadas no último trimestre em todo o país.
Antes mesmo de se inscrever para as provas do Enem os estudantes procuram por informações e novidades a respeito do sistema. Porém, todas as regras serão estabelecidas somente com a divulgação do Edital Sisu 2022, através do MEC – Ministério da Educação, após a liberação dos resultados do exame, prevista para janeiro.
O Edital Sisu 2022 só será divulgado daqui alguns meses. No entanto, os estudantes já podem se preparar para concorrer às vagas tendo como base as regras das últimas edições. Isto porque poucas são as alterações ou até mesmo não há mudanças no sistema.
De acordo com as regras do Sisu, podem participar somente os estudantes que tenham participado da última edição do Enem e que tenham tirado nota diferente de zero na redação.
Atenção: Aqueles que tenham zerado a redação não poderão sequer acessar o sistema de inscrições.
O Edital, além das regras define também as datas do Sisu 2022, como o prazo de inscrições, o calendário com as chamadas, matrícula e participação na Lista de Espera.
As inscrições estarão disponíveis somente no site oficial (http://sisu.mec.gov.br) na segunda metade de janeiro.
Para se inscrever basta acessar e informar os dados cadastrados no Enem 2021 (Número de Inscrição e Senha). Feito isso resta pesquisar pela vaga desejada, podendo filtrar a pesquisa por Cidade, Nome do Curso ou Instituição.
As instituições devem reservar pelo menos 50% de suas vagas aos cotistas, de acordo com a Lei de Cotas, de Agosto de 2012. Assim, metade das vagas é destinada a estudantes que se enquadram em determinadas regras sobre renda familiar e para aqueles que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas.
Outro ponto importante a ser observado é em relação às chamadas: há alguns anos a segunda chamada regular do sistema foi extinta. Dessa forma, é realizada uma única chamada regular pelo sistema. Os estudantes não selecionados na primeira chamada devem solicitar participação na Lista de Espera e acompanhar as convocações a partir da segunda chamada diretamente nas instituições pretendidas.