Muito em breve estarão abertas as inscrições do Enem 2022. Durante o período de inscrições os estudantes buscam informações sobre como pedir isenção da taxa de inscrição do exame.
Abaixo será possível obter todas as informações sobre a Isenção Enem 2022. Confira:
O que você verá:
O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que tem inscrições previstas para os meses de maio e junho, é sem dúvidas fundamental para aqueles que desejam ingressar no nível superior. As notas podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada – Sisu e também pelo Programa Universidade Para Todos – Prouni.
Além do Prouni e Sisu, os estudantes que participam do exame podem utilizar o desempenho obtido para concorrer a vagas e financiar os estudos, através do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies.
Os estudantes devem pagar uma taxa de inscrição para poder participar do Enem, no valor de R$ 82,00. Entretanto, em alguns casos é possível obter a isenção do pagamento desta taxa, mediante declaração de carência.
O pedido de Isenção Enem 2022 acontece em período diferente do da inscrição. Isso quer dizer que provavelmente em abril será aberto um prazo para que os estudantes que desejam obter a isenção do pagamento da taxa de inscrição possam efetuar a solicitação.
Após uma semana é divulgado o resultado dos pedidos. Se a solicitação de isenção for negada é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, no período estabelecido pelo edital.
ATENÇÃO: Posteriormente todos os estudantes devem efetuar a inscrição no Enem, independente do resultado do pedido de isenção.
Se a solicitação de isenção no Enem 2022 for negada, o candidato deve imprimir o boleto (GRU – Guia de Recolhimento da União) e efetuar o pagamento até a data de vencimento. Se não o fizer será eliminado e não poderá participar das provas.
É importante lembrar que os estudantes que conseguirem a isenção (solicitação aprovada) não precisam apresentar os dias de prova nenhum documento que comprove seu pedido de isenção e o deferimento da solicitação.
O mesmo vale para candidatos que tenham efetuado o pagamento da taxa, que não precisam apresentar a quitação do boleto.