Lista de Espera Sisu 2022: veja como participar

Os estudantes que vão participar do Enem 2021 poderão saber neste artigo o que é e como participar da Lista de Espera Sisu 2022. Vejam abaixo:

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada é o sistema totalmente informatizado, gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação, e seleciona estudantes para ingresso em instituições públicas de ensino superior.

A seleção acontece de acordo com as notas obtidas pelos candidatos no último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem realizado.

Nota no Enem e Requisitos

Neste caso, para poder se inscrever no Sisu 2022 e concorrer às vagas disponíveis será necessário participar do Enem 2021.

Além de simplesmente se inscrever e participar das provas do Enem 2021, é preciso obter nota maior do que zero na redação. Quem zerar a prova de redação do exame estará automaticamente excluído do processo de seleção do Sisu.

Em breve será divulgado o Cronograma Oficial do Sisu 2022. As inscrições estarão disponíveis no site oficial logo após a divulgação dos resultados do Enem, na segunda metade de janeiro.

O processo seletivo possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição (até duas opções), definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (Entenda as Cotas do Sisu 2022).

Os candidatos mais bem classificados são pré-selecionados e devem efetivar a matrícula nas instituições mediante apresentação da documentação exigida pelo Sisu e pela instituição.

Lista de Espera Sisu 2022 – Como Funciona

Após a primeira chamada, os estudantes que não foram selecionados ou que foram selecionados apenas para a segunda opção de curso poderão solicitar participação na lista de Espera Sisu 2022.

Esta lista será disponibilizada às instituições participantes para ser utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera Sisu 2022, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma, provavelmente em fevereiro.

As convocações da lista de espera são de responsabilidade das instituições e os estudantes devem estar atentos e acompanhar as chamadas realizadas através dos meios oficiais de comunicação das instituições.