Matrícula Prouni 2022: datas e documentos obrigatórios

Procedimentos para Matrícula Prouni 2022: Em breve estarão abertas as inscrições do Programa Universidade Para Todos.

Neste momento, é importante que os estudantes que pretendem concorrer às bolsas integrais e parciais oferecidas pelo programa busquem informações sobre as regras, requisitos e também sobre quais são os Documentos para Matrícula Prouni 2022.

Abaixo vamos disponibilizar estas informações essenciais aos candidatos. Confira:

Antes, um pouco mais sobre o Prouni

O Prouni foi criado pelo Governo Federam em 2004 e teve sua primeira edição realizada em 2005. Em todas as suas onze edições já realizadas, em todas foram utilizadas as notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pelos estudantes para a seleção dos aprovados.

Na próxima edição, da mesma forma, somente os estudantes que participarem do Enem 2021, que terá suas provas aplicadas em todo o país em outubro, poderão se inscrever no Prouni 2022.

Inscrições do Prouni 2022

As inscrições deverão estar disponíveis em janeiro, pouco depois da divulgação dos resultados individuais do Enem.

Além de simplesmente participar do exame é preciso obter nota média de pelo menos 450 pontos e nota maior que zero na redação.

A nota média do Enem para o Prouni é calculada da seguinte forma: somam-se as cinco notas alcançadas no Enem (Quatro áreas de conhecimento e redação) e divide-se o resultado por cinco.

É importante ressaltar que para poder obter uma bolsa do Prouni é necessário ainda enquadrar em algumas regras, também chamadas de requisitos do Prouni.

Inscrição e Matrícula Prouni 2022

Após o período de inscrições, que poderão ser efetuadas exclusivamente no site oficial do Prouni, serão realizadas duas chamadas com seus respectivos prazos para matrícula nas instituições participantes.

É neste momento que o estudante pré-selecionado deve apresentar os documentos para a Matrícula Prouni 2022 na instituição para a qual foi selecionado.

Os documentos apresentados que vão comprovar todos os dados informados pelo estudante e definir se este realmente se enquadra na condição de bolsista do programa.

Por isso é muito importante sempre fornecer informações verdadeiras, pois na falta de comprovação a matrícula pode não ser realizada e o estudante perde o direito à bolsa.