Os estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem poderão conferir aqui qual a relação existente entre o exame e o Prouni, além de informações sobre a nota média no Enem para o Prouni 2022.
O Prouni – Programa Universidade Para Todos foi criado pelo MEC – Ministério da Educação há mais de uma década e desde então vem cumprindo o seu objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior do país.
Para isso oferta de bolsas de estudos em instituições particulares a estudantes de baixa renda sem diploma de nível superior.
A próxima edição do programa será realizada em janeiro e é muito importante se antecipar, buscando informações e novidades sobre o Prouni 2022.
Normalmente são raras as mudanças efetuadas pelo MEC no programa e tudo indica que o edital do Prouni 2022 não sofrerá alteração alguma, sendo adotadas as mesmas regras do último ano, inclusive em relação à nota mínima que deve ser obtida no exame.
Os estudantes que almejam uma das bolsas disponíveis no Prouni 2022 deverão ter participado do Enem 2021, que terá suas provas aplicadas em todo o país em outubro, provavelmente.
Porém, não basta participar do exame, pois aqueles que obtiverem nota média inferior a 450 pontos nas provas (incluindo a nota da redação) não poderão sequer se inscrever no Prouni 2022. Outra regra eliminatória é obter nota zero na redação.
É importante observar que a média no Enem para o Prouni 2022 é apenas um dos requisitos estabelecidos pelo edital. Outras regras devem ser observadas pelos estudantes.
Muitos estudantes têm dúvidas sobre como calcular a nota média o exame. O cálculo é muito simples: todas as notas do Enem seguem uma escala que pode variar entre 0 (zero) e 1.000 (mil pontos).
Para calcular a média obtida nas provas do Enem basta somar todas as cinco notas alcançadas, ou seja, as notas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Feito isso, basta dividir o resultado da soma por cinco.
Desejamos boa sorte nas provas do Enem e também no Prouni 2022! Siga nosso blog e continue se informando da melhor forma para o Prouni.