Nota Mínima para o Prouni 2022: como calcular a nota do Enem

Os estudantes que pretendem concorrer às bolsas parciais e integrais do Programa Universidade Para Todos poderão conferir neste artigo informações sobre inscrições, regras, requisitos e Nota Mínima para o Prouni 2022. Acompanhem:

O MEC – Ministério da Educação divulgará em breve as primeiras informações sobre o Prouni 2022, através do edital. Nenhuma alteração deve ser feita pelo ministério, devendo ser mantidas as mesmas das últimas edições.

Prouni: requisitos e participação no Enem

O Prouni, criado há mais de dez anos pelo Governo Federal, já distribuiu quase 2 milhões de bolsas a estudantes de baixa renda que se enquadram nas regras do programa.

Entre estas regras está a participação na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio realizada. Neste caso, para poder concorrer às bolsas do Prouni 2022, será necessário ter participado do Enem 2021.

Outras regras devem ser observadas pelos candidatos, como a renda máxima admitida e o histórico escolar.

Nota Mínima para o Prouni 2022

Ainda sobre a participação no Enem, além de simplesmente se inscrever e comparecer nos dias de provas, é necessário obter certa nota para não ser eliminado do Prouni.

Somente os estudantes que alcançarem média de 450 pontos exame podem concorrer às bolsas. Além disso, o estudante que tirar nota zero na redação é automaticamente eliminado, não podendo sequer se inscrever no Prouni 2022.

Muitos estudantes têm a dúvida sobre como calcular a pontuação obtida e saber se foi alcançada a nota mínima para o Prouni 2022.

O cálculo é bem simples: basta somar as cinco notas do exame (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o resultado da soma por cinco.

Se o resultado for igual ou superior a 450 pontos o estudante poderá concorrer às bolsas. Se for inferior a 450 infelizmente o estudante não poderá participar das duas edições do programa em 2022, no primeiro e no segundo semestre.

Adicionalmente lembramos que:

  • o simples fato de obter a nota mínima necessária (450 na média) não garante a vaga. Na verdade, é preciso ter um bom desempenho, visto que a concorrência é sempre alta.
  • para cursos muito concorridos, a nota de corte chega a mais de 800 pontos, como medicina. Na maioria dos cursos, é preciso de uma nota 700 ou superior. Em alguns casos, 630-650 já é uma nota suficiente.
  • assim, não basta apenas não ser eliminado. É preciso ter um bom resultado para conseguir de fato a bolsa.

Em breve traremos mais novidades sobre o Prouni 2022. Aguardem!