Neste artigo os estudantes que vão participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, poderão conhecer a relação existente entre o exame e o Prouni – Programa Universidade Para Todos.
O que você verá:
O Enem é atualmente considerado como a porta de entrada para o ensino superior. Isso porque oferece muitas oportunidades aos estudantes através dos programas educacionais do Governo Federal, como o próprio Prouni e o Sisu – Sistema de Seleção Unificada.
Criado em 1998 pelo MEC – Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio tinha inicialmente o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio da rede pública.
Porém, em 2005, com a criação do Prouni, também através do Ministério da Educação, o Enem passou a ter um papel ainda mais importante, para a educação nacional e em geral, mas em especial para os estudantes de baixa renda, que a partir dali poderiam ter acesso à educação de nível superior de qualidade.
O Prouni foi criado com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior, através da concessão de bolsas de estudos de 100% e 50% a estudantes carentes em todo o país.
As bolsas do Prouni são para faculdades particulares. Estas, por sua vez, recebem isenção de impostos como forma de incentivo à oferta de bolsas no programa.
Participar do Enem é um dos requisitos para alcançar uma vaga do Prouni. Além de simplesmente se inscrever e fazer as provas, é necessário obter nota média de pelo menos 450 pontos no exame e nota maior do que zero na redação.
Portanto, os estudantes interessados em participar do Prouni devem ter muita atenção com as datas de inscrições do exame, que devem ocorrer entre a metade de maio e o início de junho.
As provas do Enem serão aplicadas provavelmente em novembro, com a divulgação dos gabaritos oficiais ocorrendo em até três dias após as aplicações.
O resultado do será divulgado somente em dezembro ou no início de janeiro, quando enfim se inicia o processo de seleção dos candidatos para o Prouni, através dos desempenhos obtidos pelos mesmos no Enem.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente na página http://siteprouni.mec.gov.br, utilizando senha e número de inscrição que foram cadastrados no exame.
Após o período de inscrições serão realizadas duas chamadas do Prouni, ambas podendo ser acompanhadas através do site oficial.
Os candidatos aprovados terão então um prazo para que efetuem a matrícula nas instituições para as quais se inscreveram e foram selecionados.
Os candidatos não selecionados nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera, que será disponibilizada às instituições para que as próprias sigam com as convocações para ocupação de vagas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas regulares.