Abaixo, os estudantes que pretendem participar poderão conhecer todas as regras do Sisu 2022, se preparando para as inscrições que se aproximam.
O Sisu foi criado pelo MEC com o intuito de unificar o sistema é método de seleção de estudantes para ingresso em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Com a sua primeira edição realizada em 2010, a cada ano o Sisu recebia novas adesões de instituições, que por sua vez descontinuaram seus tradicionais métodos de seleção, com provas específicas e vestibulares únicos.
A partir daí o principal meio para ingressar nestas instituições passou a ser pela nota obtida no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.
O que você verá:
As inscrições do Sisu 2022 poderão ser efetuadas somente para aqueles que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio em 2021, que certamente será realizado em outubro em todo o país.
Além de somente ter participado das provas do Enem, estudantes que tenham zerado a redação do exame perdem o direito de participar da seleção do Sisu (Conheça todos os Requisitos do Sisu 2022).
Para a edição de 2022, as instituições deverão observar que a Lei de Cotas, de agosto de 2012, determina que pelo menos 50% das vagas devem ser reservadas aos cotistas, que são alunos egressos do ensino médio da rede pública.
O Cronograma Sisu 2022 será divulgado em breve. Porém, já existe uma previsão dos prazos estabelecidos para inscrição, divulgação do resultado e chamada regular única, apresentação da documentação nas instituições e também da participação na lista de espera.
A previsão é de que as inscrições sejam realizadas, exclusivamente no site oficial do Sisu, na segunda metade do mês de janeiro.
A primeira e única chamada regular deverá ser realizada ainda em janeiro, quando será aberto o prazo para que os estudantes pré-selecionados entrem em contato para efetivação de matrícula, mediante apresentação dos documentos exigidos.
Os estudantes que não forem selecionados ainda sim poderão conquistar a vaga desejada. Isso porque será aberto, em fevereiro, o prazo para que os estudantes manifestem interesse em participar da lista de espera.
A lista deverá ser divulgada pelo MEC para que as próprias instituições realizem suas convocações. Por isso é importante estar atento aos prazos e manter sempre contato com a instituição de seu interesse, através do site oficial, e-mail ou telefone.