Neste artigo os estudantes que pretendem participar do Programa Universidade para Todos – Prouni 2022 poderão obter informações a respeito de requisitos de renda para poder concorrer às bolsas do programa.
O que você verá:
Sobre o Prouni
O Prouni é o programa do MEC – Ministério da Educação, criado em 2005, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%). As vagas são ofertadas para ingresso em instituições particulares de ensino superior. Entretanto, só podem ser ocupadas por estudantes que se enquadrem em uma série de requisitos, principalmente relativos à renda familiar.
Além da renda para o Prouni 2022, os estudantes interessados nas vagas disponíveis devem também obedecer a outros requisitos. Entre eles está a participação no último Enem – Exame Nacional do Ensino Médio realizado e ao histórico escolar (Veja todos os Requisitos do Prouni 2022).
Qual é a renda para o Prouni 2022?
Como já dito, são oferecidas bolsas de 100% (integrais) e 50% (parciais).
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Calcular a renda para o Prouni 2022
A renda é calculada somando-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo.
Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.
Se for superior a três salários mínimos, o candidato não poderá se inscrever e concorrer às bolsas.
Sobre o Grupo Familiar
Importante: De acordo com as regras do Prouni “entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio”.
Conforme prevê o Edital do Prouni, todas as informações prestadas pelo candidato deverão ser comprovadas, em caso de aprovação. Tal comprovação se dá mediante apresentação de documentação nas instituições participantes, nos procedimentos para matrícula.
Vale lembrar que a apresentação de informações ou documentos falsos implicará a reprovação instantânea do candidato pelo coordenador do Prouni. Além da eliminação do processo de seleção o candidato estará ainda sujeito às penalidades previstas na legislação vigente.